Planejamento

Melhor época para conhecer Gramado

Conheça a melhor época para conhecer Gramado. Confira todas as dicas sobre quando viajar para essa fantástica cidade gaúcha. Apesar de ter o inverno como alta temporada, a região de Gramado e Canela conta com diversos outros momentos do ano bem interessantes. Então, confira todas as informações para ajudar você a decidir a melhor época para conhecer Gramado.

Lago Negro em Gramado

E se você vai viajar para Gramado ou Canela, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais.

Qual a melhor época para conhecer Gramado?

Conforme citamos acima, o inverno é considerado como alta temporada em Gramado. Apesar disso, essa região é super turística e conta com atrações incríveis para os visitantes o ano todo. Então, definir a melhor época para conhecer Gramado é uma escolha que envolve as suas preferências, como o clima, orçamento disponível e qual experiência deseja conhecer na cidade. Confira abaixo um planejamento mês a mês das principais atrações da cidade:

Ruas de Gramado durante o Natal Luz

Janeiro em Gramado

Durante o mês de janeiro, a cidade de Gramado está em um dos momentos mais quentes do verão. Então, prepare-se para encontrar temperaturas que atingem os 28°C com facilidade. Apesar de não ser o mês que mais indicamos, janeiro ainda é considerado alta temporada na cidade, principalmente por conta das férias escolares e por ainda ter as apresentações do Natal Luz, uma das festividades mais famosas de Gramado.

Igreja Matriz São Pedro em Gramado

Baixa temporada em Gramado

Os meses de fevereiro e março são bem interessantes para quem busca economizar, uma vez que eles já fazem parte da baixa temporada. Então, é possível encontrar melhores preços em hotéis e até restaurantes, os quais costumam dobrar os seus valores nos períodos com mais alto movimento.

Avenida das Hortênsias - chegada em Gramado

É importante destacar que algumas atrações podem estar fechadas durante esses meses, mas em uma cidade com tantas atrações, como Gramado, este fato acaba sendo bem mais tranquilo. Sobre a temperatura, ela já encontra-se mais amena também, com termômetros na casa dos 20°C.

Lago Joaquina Rita Bier em Gramado

Páscoa em Gramado

Apesar de não ser considerado como alta temporada, o período de Páscoa também atrai muito movimento para Gramado, uma vez que ela é muito procurada pelos apaixonados por chocolate. O período acontece entre o final de março e durante todo o mês de abril. É um momento bem legal de conhecer a cidade, com um frio não tão rigoroso, muito chocolate e festas culturais.

Páscoa em Gramado

Maio: Festa da Colônia em Gramado

No mês de maio, acontece em Gramado a Festa da Colônia, um dos momentos mais importantes desse destino. Na festividade, eles celebram a história dos imigrantes que foram parte da construção e crescimento da cidade. O momento é uma mistura da cultura italiana, alemã e portuguesa, cercada por muita celebração e delícias culinárias. Se optar por conhecer Gramado em maio, não deixe de incluir a Festa da Colônia em seu roteiro de viagem!

Festa da Colônia em Gramado

Alta temporada em Gramado

Os meses de junho, julho e agosto marcam a alta temporada e um grande movimento em Gramado. Conforme citamos acima, o inverno é a data que os turistas mais procuram essa região, com o intuito de comer um fondue, tomar um bom vinho e se divertir bastante. Outro ponto que aumenta o movimento nesse destino são as férias escolares, que coincidem com o momento.

Snowland em Gramado

A temperatura em Gramado e Canela nesse período do ano fica entre os 10°C, com a máxima podendo chegar a 17°C. No mês de agosto, também acontece na cidade o Festival de Cinema de Gramado, que acaba agitando ainda mais esse destino e é um evento bem tradicional por lá.

Maison de La Fondue em Gramado

Setembro e outubro em Gramado

Considerados meses de média temporada, setembro e outubro são ótimas pedidas para quem deseja curtir um friozinho, mas sem deixar de economizar. Nesta época, as hospedagens por lá ficam bem mais baratas e o clima também se torna mais aconchegante, com o começo da primavera.

  •  O mês de setembro também marca o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, com uma festa cercada de muitas delícias e que vale muito a pena aproveitar.
  • Já em outubro, começa toda a produção do Natal Luz, que é inaugurado na última semana deste mês e é um dos eventos mais importantes de Gramado.

Lago Negro e tradicionais hortênsias de Gramado

Natal Luz em Gramado

Os meses de novembro e dezembro são marcados pelo Natal Luz, que tem início na última semana de outubro e vai até o começo de janeiro. A cidade de Gramado é tomada por espetáculos de Natal, ruas enfeitadas e muitas apresentações natalinas, que acontecem tanto durante o dia como à noite.

Natal em Gramado

Prepare-se, pois se decidir ir viajar nesta época, os preços vão estar um pouco mais altos, mas vale muito a pena! A beleza desta decoração natalina só acontece uma vez por ano! Como os espetáculos mais incríveis do Natal Luz são pagos, indicamos que garanta todos os ingressos com antecedência e de forma online. Assim, você não corre o risco de ficar sem ou pagar um absurdo na hora.

Espetáculo do Natal em Gramado

Eventos e feriados em Gramado

  • 01/01: Ano Novo
  • Fevereiro: Carnaval (data móvel)
  • Março: Sexta-feira Santa (data móvel)
  • 21/04: Dia de Tiradentes
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 13/05: Ascensão do Senhor
  • Junho: – Corpus Christi (data móvel)
  • 07/09: Independência do Brasil
  • 20/09: Revolução Farroupilha
  • 12/10: Nossa Senhora Aparecida
  • 02/11: Dia de Finados
  • 15/11: Proclamação da República
  • 21/11: N. Sra. da Apresentação
  • 25/12: Natal

Super dica do aluguel de carro em Gramado!

Agora que você já viu tudo sobre a melhor época para conhecer Gramado, temos uma dica muito bacana sobre o aluguel de carro em Gramado, que é uma opção muito mais barata do que usar transfers ou táxis na cidade. O aeroporto pelo qual você provavelmente chegará de viagem é o de Porto Alegre, que fica a 1h40 de Gramado, e até existem alguns serviços de transfer para fazer esse trajeto (que já são bem mais baratos do que um táxi), mas o valor que você pagará para duas pessoas só no translado de ida e volta praticamente já paga o aluguel de um ótimo carro para você usar em TODA a sua viagem!

Aluguel de carro em Gramado

Além de que, tirando os centrinhos de Gramado e de Canela, todos os principais passeios ficam um pouco afastados, e com o carro fica super fácil de chegar até eles. Na nossa matéria de aluguel de carros em Gramado nós damos todas as dicas e contamos como conseguimos alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços imbatíveis no aluguel. Só fazemos nossas reservas por lá!

  • E se você vai sozinho ou não quer alugar o carro de jeito nenhum, a melhor opção para ir do aeroporto até Gramado é o transfer. Para esse serviço, nós recomendamos esse site aqui, que também vende os passeios completos para lá.

Entrada da cidade de Gramado

Dica importante dos passeios em Gramado

Gramado é um destino que possui muitos passeios, e para quase todos você precisará comprar ingressos. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada. Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Se quiser, é só entrar aqui no site dela, que verá todos os ingressos e passeios com os respectivos preços.

Snowland em Gramado

Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança. Na nossa opinião, vale a pena fazer os passeios do parque de neve Snowland, do Mini Mundo, dos Bondinhos Aéreos, do Mundo de Chocolate, do Tour Trem e Vinho (ou algum outro passeio de vinícola), do Parque Terra Mágica Florybal (para quem estiver com crianças) e do Skyglass Canela (para quem gosta de adrenalina e emoção).

Mini Mundo em Gramado

Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Gramado

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Tem todos os hotéis de Gramado e Canela com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante!

Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Gramado, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:  É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa”, para abrir novamente esse mapa, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Mapa com as melhores regiões para se hospedar em Gramado

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Gramado. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido. A nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotéis em que nos hospedamos nas últimas viagens:

Bavaria Sport Hotel em Gramado

Veja outras matérias imperdíveis de Gramado:

O que fazer em Gramado: guia completo de passeios, pontos turísticos e o que conhecer. 
Quanto custa viajar para Gramado:
dicas para planejar uma viagem completa.
Onde ficar em Gramado: melhores regiões para se hospedar em Gramado.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *